segunda-feira, 3 de maio de 2010

Situações de Aprendizagem: Educação Infantil

1ª Situação 
                As crianças receberam apitos e descobriram sons com intensidades e duração diferentes. Em outro momento, a professora conduziu a exploração dos diferentes sons produzidos para identificar a intensidade (fraco, forte) e a duração (longo, curto) do som. Após, as crianças produzem sons combinados com a orientação da professora. A professora informa as crianças que os agentes de trânsito utilizam apito para transmitir diferentes mensagens.
As crianças escolhem figuras de adultos, crianças, carros, disponibilizados em uma caixa. Discutem e combinam sobre as atitudes dos pedestres adultos e crianças, dos motoristas que guiam os carros de diferentes portes, do agente de trânsito e sobre a convivência de todos esses personagens no mesmo espaço: a rua.
No pátio da escola é traçado um cruzamento com faixa de segurança, calçada, e combinado o espaço para cada personagem.
Situação: De que forma o agente irá organizar o trânsito para que os carros (diferentes portes), pedestres (crianças e adultos), transitem pelas ruas com segurança?
Obs: O agente de trânsito recebe o apito.
Após a vivência, as crianças conversam e discutem sobre os acontecimentos/atitudes e registram suas conclusões.
De que forma a professora organizará esta atividade?
Que conhecimentos prévios as crianças articularam?
Que valores estão sendo constituídos e que atitudes adotadas são esperadas?
Que habilidades estão sendo desenvolvidas?
De que forma será o registro das conclusões?
Quais os conteúdos desenvolvidos?

2ª Situação
                As crianças do 1º ano foram convidadas para brincar com as crianças dos 5 anos. O dia, as brincadeiras e algumas regras de convivência já estão combinadas, bem como a organização do espaço da sala. O grupo também decidiu compartilhar um bolo. Buscaram algumas receitas com parentes, cozinheiras, professora, ... e decidiram preparar um bolo de chocolate.

De que forma se organizará a receita com as crianças?


Como será feito o registro da receita?


Quais os procedimentos para a utilização das quantidades e medidas para o bolo?


Que conhecimentos prévios as crianças mobilizaram?


Quais as habilidades desenvolvidas nesta situação?


BOLO DE CHOCOLATE
4 OVOS
1 XÍCARA DE AÇÚCAR
1 XÍCARA DE NESCAU
1 XÍCARA DE AZEITE
1 XÍCARA DE ÁGUA QUENTE
3 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO
1 COLHER DE SOPA DE FERMENTO EM PÓ
BATER AS CLARAS EM NEVE E RESERVAR. BATER NA BATEDEIRA AS GEMAS COM O AÇÚCAR. ACRESCENTAR O NESCAU E O AZEITE E MISTURAR. ACRESCENTAR A ÁGUA QUENTE E A FARINHA DE TRIGO E BATER BEM. ACRESCENTAR O FERMENTO E AS CLARAS EM NEVE E MISTURAR DELICADAMENTE. DESPEJAR EM UMA ASSADEIRA RETANGULAR UNTADA E LEVAR AO FORNO PRÉ-AQUECIDO POR MAIS OU MENOS 45 MINUTOS, 180°C.
COBERTURA
EM UMA PANELA, COLOCAR:
1 XÍCARA DE AÇÚCAR
5 COLHERES DE SOPA DE NESCAU
3 COLHERES DE SOPA DE LEITE
1 COLHER DE SOPA DE MARGARINA
LEVAR AO FOGO, MEXENDO SEMPRE. QUANDO COMEÇAR A FERVER, CONTAR 2 MINUTOS E DESLIGAR. DESPEJAR SOBRE O BOLO COZIDO.

3ª Situação
As crianças esperam pelo momento da Contação de Histórias. A professora inicia a apresentação do livro e este cai no chão, misturando todas as páginas.
E agora, como vamos organizar o livro para contar a história?
Quais as possíveis hipóteses levantadas pelas crianças?
Que conhecimentos prévios as crianças mobilizaram?
De que forma a professora organizará essa situação, considerando as diferentes hipóteses?
Que habilidades estão sendo desenvolvidas?
(Xerox do livro)

As situações acima foram elaboradas pelas assessoras da Educação Infantil, da Secretaria Municipal da Educação de Caxias do Sul, Lia Stédile Dartora e Valéria Flach Baldissarini.

Um comentário:

Poliana Kely disse...

Olá, Adorei as sugestões!!!
Parabéns!!!!
Também trabalho com a educação Infantil e o fundamental I. Podemos trocar informações!!!

Sucesso!!!

http://aulasnolaboratorio.blogspot.com/

Postar um comentário